21 de nov. de 2011

Por @pedrochilingue Desabafo de realidade

Mais um texto de desabafo de um amigo, dessa vez do Pedro Chilingue. 
VISITE O BLOG DELE: http://eternamentealvinegro.blogspot.com/




 Por mais uma vez, acreditamos, confiamos, apoiamos. E por mais uma vez o Botafogo nos decepcionou. Com mais uma derrota em casa, dessa vez por 2 a 1 diante do Internacional, o Botafogo está virtualmente fora da briga por uma vaga na Libertadores. Já são cinco derrotas seguidas, e em todas elas a mesma postura: o conformismo diante da adversidade, a falta de vontade, a ausência de raça e luta pela vaga que ocupamos durante todo o campeonato.
O Botafogo afasta o torcedor, enquanto vê os rivais crescendo. Até mesmo o Fluminense, que nessa mesma rodada garantiu sua vaga, muito bem reservada por nós. O time que debochávamos a pouco tempo atrás foi campeão da Copa do Brasil, do Brasileirão, foi finalista da Libertadores e da Sul Americana, além de se aproximar da atual briga no topo da tabela. O Botafogo parou no tempo, e sua Gloriosa história fica cada vez mais no passado. A Estrela adormeceu.

Jogadores mascarados, outros fracos, e outros simplesmente pouco ligando pro que estão fazendo em campo. Estão preocupados mesmo é com as festinhas de mais tarde. São elencos diferentes a cada ano, mas todos juntos vão empurrando o Botafogo pro buraco. A esperança é a última, mas também morre. O amor sempre vai existir, mas desgasta, e a ausência de grandes conquistas impossibilita uma renovação da torcida.


É inegável que o Botafogo tem uma das maiores e mais bonitas histórias do futebol brasileiro. Mas um clube gigante não vive de seu passado, e sim renova suas conquistas. Pode, sim, passar por períodos de seca - como o Vasco, que voltou a ser gigante após 8 anos ausente -, mas nunca entrar em coma profundo. E alguém precisa acordar o Botafogo, antes que ele fique pra trás, de uma forma que não dê mais pra alcançar quem continuou trilhando seu rumo.

O próximo ano é preocupante demais. Com a provável presença dos três rivais na Libertadores, o Botafogo ficará no escuro. Pra fazer sua Estrela brilhar, mesmo que solitária, a ponto de ofuscar os outros, o clube precisa se reinventar; fazer tudo diferente do que tem sido feito. O Botafogo precisa voltar a ser Botafogo. Alguns jogadores vão embora, outros vão chegar, um novo técnico vai vir. A diretoria passará por nova eleição. Só nos resta esperar por um ano melhor.

O preto e branco nunca foi tão cinza. Feliz 2012..

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More